Operação Elo Familiar: Polícia Federal desmonta família envolvida em tráfico de drogas em Nova Lacerda
Publicado em 12 de dezembro de 2024.
Quase 500 kg de cocaína marcados com suástica são apreendidos em operação que mira núcleo familiar
Três membros da mesma família, investigados por tráfico de drogas, foram presos na manhã desta quarta-feira (11) no município de Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, durante a Operação Elo Familiar, da Polícia Federal.
As investigações tiveram início após a apreensão de quase 500 kg de cocaína em Nova Lacerda em janeiro deste ano. A ocasião resultou na prisão de um homem envolvido no tráfico. Os tabletes da droga estavam marcados com uma suástica, símbolo associado ao nazismo.
Durante a ação também foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Criminal – Comarca de Cáceres.
As investigações revelaram que pai, mãe e filho eram os principais envolvidos no núcleo logístico. De acordo com a polícia, o esquema utilizava veículos registrados em nome de terceiros para facilitar o transporte da droga.
Com a análise dos materiais apreendidos na operação, a Polícia Federal espera aprofundar as investigações e identificar outros participantes da rede criminosa. O desmantelamento do esquema será crucial para a repressão ao tráfico de drogas e à organização criminosa operante na região.
Drogas com a suástica nazista
A polícia prendeu em janeiro deste ano um suspeito com 488 kg de cocaína em fardos em Conquista D’Oeste, a 571 km de Cuiabá, próximo a Nova Lacerda. As substâncias estavam armazenadas em embalagem com suástica nazista.
Conforme as informações do Gefron (Grupo Especial de Fronteira), as equipes receberam uma denúncia anônima indicando um local na cidade onde se realizava o tráfico de drogas.
Depois que a denúncia foi recebida, as forças policiais, envolvendo também a Polícia Federal e Polícia Militar, foram até o endereço. No local, foram encontrados os 15 fardos grandes de cocaína com o símbolo do nazismo.
Um suspeito foi preso e duas caminhonetes foram apreendidas. Outros criminosos fugiram da abordagem.