Proposta de redução da jornada de trabalho gera divisão no Plenário da Câmara

Proposta de redução da jornada de trabalho gera divisão no Plenário da Câmara
Compartilhe

 

Publicado em 13 de Novembro de 2024.

A deputada Érika Hilton (SP), do PSOL, busca reunir 171 assinaturas para apresentar uma proposta de emenda à Constituição

 

A proposta de redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1 têm gerado intensos debates no Plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (12). A deputada Érika Hilton (SP), do PSOL, busca reunir 171 assinaturas para apresentar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece uma jornada de trabalho de quatro dias por semana, com três dias de descanso, limitando o tempo de trabalho a 36 horas semanais.

A proposta foi defendida por parlamentares da base governista, como o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), que afirmou que a escala 6×1 é “muito pesada, injusta e explorativa”, destacando que o descanso e o lazer são fundamentais para o bem-estar dos trabalhadores. “A vida não é só o exercício pesado do trabalho, mas também o descanso”, completou Alencar.

Por outro lado, parlamentares da oposição criticaram a proposta, defendendo negociações diretas entre empregador e empregado. O deputado Luiz Lima (PL-RJ), por exemplo, sugeriu que a mudança na jornada deve ser discutida “caso a caso”, levando em consideração as diferentes realidades dos trabalhadores. Já o deputado Zé Trovão (PL-SC) chamou a proposta de “demagógica”, argumentando que ela poderia prejudicar o setor produtivo e a geração de empregos.

Fonte: Canal Rural.

 

 

Leandro Régys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *