Soja: vitória de Trump nas eleiçõs presidenciais derruba preços em Chicago
Publicado em 06 de Novembro de 2024.
Os contratos da soja em grão com entrega em janeiro de 2025 fecharam com alta de 4,50 centavos ou 0,45% a US$ 10,01 3/4 por bushel
Os contratos da soja em grão registram preços acentuadamente mais baixos nas negociações da sessão eletrônica na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT). O mercado é pressionado pela vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Como resultado, o dólar dispara frente a outras moedas, atingindo uma máxima de quatro meses, impulsionado pelo nacionalismo econômico defendido pelo novo presidente. A possibilidade de novas barreiras comerciais com a China também prejudica as perspectivas de exportação e derruba os preços.
Um dólar mais forte torna o grão dos EUA mais caro no mercado externo, enquanto as tarifas propostas por Trump podem afetar o comércio agrícola do país. A soja, em particular, é sensível a esse cenário, pois depende das vendas para a China, seu maior importador.
Além disso, os investidores aguardam a decisão sobre a taxa de juros norte-americana desta quinta-feira (06) e as previsões de safra do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) na sexta-feira (08).
Fonte:CanalRural.