Enem: 5 dicas para manter a calma durante a prova

Enem: 5 dicas para manter a calma durante a prova
Compartilhe

Publicado em 01 de novembro de 2024.

Especialista indica estratégias para se preparar no dia e às vésperas do exame

Manter a calma às vésperas e durante o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é algo fundamental para ter um bom resultado na prova. Afinal, é preciso se concentrar, lembrar de uma série de conteúdos e responder às perguntas em um ritmo contínuo.

Algumas estratégias, que podem ser feitas de maneira ativa e prática, ajudam nessa tarefa. Quem diz isso é a coordenadora de orientação educacional do Poliedro, Maria Pereira, que indica 5 maneiras de manter a calma durante a prova. Confira:

Pausas estratégicas

Segundo Maria, uma boa estratégia para se acalmar no dia do Enem é evitar se manter dentro do ciclo de ansiedade.

“Ao aguardar o início da prova, e sempre que se perceber ansioso durante o exame, o candidato pode fazer pausas estratégicas para se acalmar”, explica a orientadora.

Algumas alternativas são:

  • Pedir para ir ao banheiro, para poder se movimentar e lavar o rosto;
  • Fazer técnicas de respiração;
  • Perceber o corpo presente, sentir o contato dos pés com o chão, notar a temperatura dos pés e das mãos;
  • Observar os objetos presentes no ambiente.

Antecipação

Para a especialista, outra maneira de se acalmar durante o Enem é conseguir evitar conclusões antecipadas sobre o próprio desempenho.

“É importante não se intimidar com as questões difíceis ou com aquelas que não lembra bem, tirando conclusões precipitadas e desmotivadoras”, avalia ela. “É preciso ser perseverante e não desistir frente às dificuldades, que costumam ser parte do processo.”

Apego exagerado

O apego a questões desafiadoras, em outro ponto, também pode ser prejudicial. Ao contrário do exemplo anterior, em que o aluno desiste rápido demais, existem também os que não pulam, a tempo, as perguntas complexas.

“É preciso lembrar de ser ágil e não insistir em resolver exercícios desafiadores, desconsiderando a existência de outras perguntas e o fato de que existe um limite de tempo para terminar a prova”, explica Maria. “Se perder no tempo pode causar muita ansiedade depois, quando se percebe o atraso.”

Confiança no estudo

De acordo com orientadora, o estudante precisa considerar que, se sua preparação foi bem feita, as dificuldades durante a prova podem surgir porque o exame está, de fato, mais complexo. E, nesse caso, isso valerá para todos, reduzindo as médias das notas.

“Os alunos precisam considerar que mudanças no estilo da prova podem acontecer. Neste caso, é importante ter abertura para o novo e confiança no conhecimento dos assuntos e na capacidade de adaptação.”

Preparação às vésperas do Enem

Por fim, Maria avalia que a missão de manter a calma durante o Enem começa nos dias anteriores à prova. Para ela, uma boa estratégia é planejar o percurso que será feito até o local de aplicação do exame, calculando o tempo que será necessário para se locomover.

“Atrasos provocam agitação emocional e mental. Por isso, é preciso se programar para não passar por esse tipo de estresse antes de uma prova tão importante”, explica ela.

No dia anterior, quando a ansiedade costuma aumentar, Maria costuma dizer para os alunos conferirem o manual do candidato, os materiais e documentos que serão levados, e pensarem os alimentos e bebidas que poderão consumir durante o Enem.

“É importante organizar-se com antecedência, pois fazer às pressas pode gerar agitação e esquecimento, o que pode prejudicar o candidato na hora da prova”, avalia Maria.

“Se o candidato optar por estudar neste dia, evitar o excesso. É preciso confiar no estudo e na dedicação que teve ao longo do tempo em que se preparou. Não será em um dia que conseguirá fazer tudo o que não foi possível ou que imagina ser necessário.”

Fonte: CNN Brasil.

Leandro Régys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *