Missa, homenagens, danças culturais, eventos esportivos, queima de fogos e show nacional marcaram a programação
No dia 19 de março, Vila Bela da Santíssima Trindade, a primeira capital de Mato Grosso, revivera sua importância histórica ao retornar, por um dia, ao posto de capital do estado. Localizada a 520 km de Cuiabá, a cidade é um marco turístico e cultural, com grande destaque para a herança afro-brasileira e um patrimônio arquitetônico riquíssimo, datado do século XVIII.
A programação comemorativa dos 273 anos de fundação de Vila Bela foi diversificada, com atividades de lazer e manifestações culturais que abordaram as tradições locais. A cidade, famosa por suas belezas naturais, como cachoeiras, trilhas e o imponente Rio Guaporé, se transformou em um destino perfeito para o turismo.
O ponto alto das comemorações foi a tradicional serenata realizada no centro histórico da cidade para recepcionar o governador do estado, um evento que conta com o cortejo dos Soldados do Congo e das dançarinas do Chorado. Esses grupos, símbolos vivos da herança afrodescendente de Vila Bela, encantaram o público com apresentações vibrantes, demonstrando a riqueza cultural da cidade.
Visita do Governador
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, participou da programação do aniversário de 273 anos de Vila Bela. Durante a visita, ele vistoriou as obras de construção da Escola Municipal Quilombola “Professora Waldomira Maciel de Oliveira”, fruto de um convênio entre a prefeitura de Vila Bela e o governo do estado, e também a construção do Congódromo, centro multiuso que servirá para realização de eventos culturais.
O prefeito de Vila Bela, André Bringsken, o vice-prefeito Elias da Conceição, Secretários Municipais e Vereadores demonstraram grande alegria com a presença do líder estadual.
Autoridades políticas do Estado
Além do governador Mauro Mendes, Vila Bela recebeu a visita do secretário chefe da Casa Civil, Fábio Garcia e dos deputados estaduais, Valmir Moretto, Fabinho e Juca do Guaraná.
Show de Nayara Azevedo
A programação contou com queima de fogos e um mega show nacional da cantora Naiara Azevedo, marcando o fim de uma celebração inesquecível para moradores e visitantes.