Compartilhe

Por Bruno Dobriunei

 

Criminosos estão aplicando um golpe utilizando a identidade do delegado regional de Pontes e Lacerda João Paulo Berté. Eles pegaram uma foto do delegado e estão usando um perfil falso em um aplicativo de mensagens instantâneas para se passar por ele e solicitar valores em dinheiro no comercio de Pontes e Lacerda. O delegado convocou uma coletiva com a imprensa na tarde desta (28/03)  para explicar o caso.

O golpe consiste em enviar mensagens para contatos aleatórios, se passando pelo delegado, e alegando uma falsa necessidade de transferência bancária. O delegado afirmou que os suspeitos pesquisam sobre o nome de autoridades públicas e até mesmo assistem reportagem para poder saber quem são os responsáveis titulares em cada cidade, podendo ser prefeito, promotores e os próprios policiais.

Neste caso, os golpistas colocam a foto da autoridade no WhatsApp  em seguida, fazem encomendas e pedem comida por aplicativo e entre outros pedidos no comércio, e exigem da empresa para fazer a devolução do troco via pix, onde muitas pessoas, por confiar e saber que se trata de um delegado, os comerciantes realizam o pagamento e logo depois percebem que caíram no golpe.

Golpes semelhantes a este já foram aplicados em Mirassol D´Oeste, Comodoro e Campos de Júlio e Figueropolís do Oeste

No caso do próprio delegado que é vítima e também investiga o caso, disse que suspeitos que estão aplicando o golpe provavelmente estão presos e o (DDD) é de origem do estado de Pernambuco.

Se você foi vítima ou recebeu mensagens suspeitas, denuncie imediatamente à Delegacia de Polícia Civil de Pontes e Lacerda.