Trump critica tarifas do Brasil e ameaça impor taxas iguais sobre produtos brasileiros
Publicado em 17 de Dezembro de 2024.
Presidente eleito dos EUA ameaça tarifas iguais às do Brasil, como medidas de reciprocidade, para proteger indústria americana
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Brasil impõe tarifas altas sobre produtos importados dos EUA e que seu governo adotará medidas semelhantes. A afirmação foi feita durante uma entrevista coletiva em Mar-a-Lago, na Flórida. Esta foi a primeira vez que Trump mencionou diretamente o Brasil em seu plano de taxação. Ele destacou a importância da reciprocidade nas relações comerciais, mencionando também a Índia como exemplo de países que cobram tarifas elevadas.
Não é a primeira vez
Durante a campanha pela presidência dos EUA, Trump já havia defendido tarifas de importação. Segundo a Reuters, ele prometeu uma tarifa universal de 10% sobre importados e uma tarifa específica de 60% para a China, além de ameaçar taxas adicionais de 25% para México e Canadá. Além disso, ele afirmou que pretende “cobrar o mesmo valor” (taxas impostas pelo Brasil) como forma de proteger a indústria americana e gerar empregos. As informações foram publicadas pelo portal G1. Essas medidas, segundo Trump, têm como objetivo fortalecer a indústria dos EUA e conter problemas como a imigração ilegal e o tráfico de opioides.
Guerras
Na coletiva, Trump também abordou conflitos internacionais, elogiando a Turquia por sua “força militar significativa” e afirmando que o país deve assumir um papel central na Síria. Ele mencionou que Ancara teria derrubado o governo de Bashar al-Assad e destacou a importância de conter militantes do Estado Islâmico, embora tenha sido vago sobre a presença dos cerca de 900 soldados americanos na região.
Fonte: Canal Rural.