Cáceres realiza etapa municipal da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente para discutir soluções climáticas
Publicado em 29 de Novembro de 2024.
No dia 13 de dezembro, Cáceres sediará a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, promovendo um amplo debate sobre a emergência climática. O evento ocorrerá a partir das 8h, no plenário da Câmara Municipal, e está aberto à participação da comunidade local.
A Conferência Nacional é uma iniciativa participativa que busca envolver a população, especialmente aquelas em situações ambientais, na construção de propostas para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. A etapa municipal será norteada por cinco eixos temáticos, descritos em um Documento-Base, que abordam as principais frentes de ação climática:1. Mitigação : Redução da emissão de gases de efeito estufa.
2. Adaptação e Preparação para Desastres : Prevenção de riscos e redução de perdas e danos.
3. Justiça Climática : Superação das desigualdades climáticas.
4. Transformação Ecológica : Descarbonização da economia com inclusão social.
5. Governança e Educação Ambiental : Participação e controle social.A etapa municipal tem como objetivos principais incentivar a participação da população na construção de soluções para a emergência climática; elaborar e encaminhar 10 propostas (duas por eixo) para a Conferência Estadual; eleger delegados que representarão o município na etapa estadual da Conferência.O Coordenador Municipal de Meio Ambiente, Dario Diego Senn, reforça a relevância desse momento para a mobilização local. “É essencial que a população participe, contribuindo com ideias e propostas que reflitam as necessidades e potenciais de nossa região,” observou Diego.Para a prefeita Eliene Liberato Dias, a realização da conferência é uma oportunidade única para engajar Cáceres na agenda climática nacional. “Discutir soluções para a emergência climática é um compromisso com o futuro de nossa cidade e das próximas gerações. A participação de todos é fundamental para construirmos um município mais sustentável, resiliente e preparado para enfrentar os desafios ambientais que impactam diretamente nossa qualidade de vida”, ressaltou Eliene.
Fonte: Jornal Oeste.