Estatal chinesa planeja investir no agronegócio de Mato Grosso

Compartilhe

Publicado em 08 de novembro de 2023.

A empresa governamental é fabricante de máquinas agrícolas; governador se encontra com investidores

A estatal chinesa Sinomach anunciou que tem interesse em auxiliar no financiamento da construção de silos para armazenagem de grãos para pequenos e médios produtores do Estado.

A empresa governamental é fabricante de máquinas agrícolas, mas também atua em segmentos como construção de portos, aeroportos, hospitais e rodovias, além de fazer importação de commodities agrícolas.

Por conta do interesse, o governador Mauro Mendes, que está em Haikou, na província de Haina, na China, deverá visitar a estatal nesta quinta-feira (9).

O governador e a comitiva de Mato Grosso estão na China desde o dia 3 de novembro, e chegararam à cidade de Haikou na quarta-feira (08).

Na cidade, Mendes irá se reunir com o prefeito e o governador da província.

O objetivo é estreitar relações entre Mato Grosso e o estado chinês na busca por trocar experiências sobre a zona de livre comércio, já que o Estado está na fase final de conclusão da obra da Zona de Processamento de Exportação, localizada em Cáceres.

Recepção

Ao chegar em Haikou, o governador de Mato Grosso foi recepcionado pelo vice-secretário de Relações Internacionais e os dois conversaram sobre a cooperação existente entre Brasil e China e da importância de se manter o livre comércio entre os dois países.

Mauro Mendes e comitiva irão conhecer a maior zona de livre comércio da China em atividade. 

Na cidade, o governo ficará por dois dias, seguindo, no dia 10, para o município de Shenzhen.

Fazem parte da comitiva do Governo de Mato Grosso os secretários César Miranda (Desenvolvimento Econômico), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação) e César Roveri (Segurança Pública), a assessora internacional Rita Chiletto e o ajudante de ordens Ricardo Mendes. 

A primeira-dama Virginia Mendes e a filha do casal, Ana Mendes, também acompanham o governador e custeiam as próprias despesas.

Os deputados estaduais Beto Dois a Um e Diego Guimarães, além de entidades como a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Associação de Criadores de Suínos (Acrismat), Associação de Produtores de Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes (Aprofir), Associação de Produtores de Sementes (Aprosmat), Famato, e Sebrae compõem a comitiva.

Fonte: Mídia News.

 

Leandro Régys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *