Cáceres completa 245 anos nesta sexta-feira (06)

Compartilhe

Publicado em 06 de outubro de 2023.

 A população de Cáceres comemora hoje (06/10), os 245 anos de sua fundação, sendo uma das principais cidades deste Estado. A sua história, a cultura, a sua gente é parte imanente do que representa atualmente o Estado Mato Grosso.

     Não há como falar na Princesinha do Paraguai sem trazer a lume a sua beleza natural – jóia linda e rara fincada no portal do pantanal mato-grossense, composta de gente humilde, acessível, hospitaleira, tendo como traço marcante a qualidade de granjear amizade, simpatia e confiança, o que nos faz sentir um cacerense nato e defensor intransigente das causas em favor da minha particular “República Del Cáceres”.

    A bela e encantada Cáceres ao longo de sua trajetória de vida contou com personalidades que não mediram esforços contribuindo para alcançar o progresso, preservando a sua cultura e respeitando sua identidade e valores, em especial destaco o eminente professor, poeta e historiador Natalino Ferreira Mendes, respeitado intelectual que com o seu saber e muita vontade contribuiu significativamente para o progresso da educação e cultura da grande Cáceres, máxime pelo seu otimismo e seriedade que sempre pautou na condução de suas atividades.

    Se na ficção muito se fala e procura se entender o que é um casal perfeito, a nossa cidade homenageada pelo ambiente aconchegante possibilitou na vida real a existência do casal perfeito: Dr Nito (Leopoldo Ambrósio Filho) e a Professora Estela Rodrigues Ambrósio, que com ânimo, alegria e energia dobrada, empreenderam cada um – no seu campo de atuação, ele pioneiro na medicina familiar e ela educadora – ações em prol da melhoria social da cidade.

    Outra personalidade cacerense fortemente associada a história de Cáceres, merecedora inclusive de estudo mais profundo pela atual geração brasileira carente de referência de princípios moralizadores, sem dúvida é a do grande médico e administrador público Dr. Antonio Fontes, pessoa extremamente séria, honesta, zelosa, dedicada, austera que na condição de agente político representando seu povo cumpriu fielmente os deveres que devem nortear todo administrador público.

    Para não ser de todo injusto por omissão de muita gente valorosa que merecia uma citação pela sua contribuição a nossa Cáceres, rendo homenagem a todo o seu povo, fazendo reverência a um grande cidadão desta terra que atendia pela alcunha de BUGRE GARCIA, pessoa extremamente dedicada ao trabalho, à família e a religião, tendo marca registrada a simplicidade, a humildade, a fé inconteste em Santa Catarina.

    A vida de Bugre Garcia sempre foi pautada pelo trabalho, acordava às três da manhã invariavelmente com pés descalços caminhava firmes em solo na região da “Carne Seca”, onde diariamente – manhã e tarde – extraia leite para grande parte da comunidade. Detalhe: de manhã um gênero de música extasiava suas prediletas vacas leiteiras, à tarde outro tipo de som embalava os animais que em retribuição pela deferência dobrava a produção de leite.

    O nosso herói, mesmo sem muita instrução era exemplar no tratamento nobre e personalíssimo da sua clientela o que lhe rendia dividendos, mas concomitante praticava filantropia fornecendo o leite sagrado para todo recém nascido do universo de filhos de cerca de 200 compadres, grande parte ribeirinhos e pobres desprovidos de mínimos recursos financeiros, mas amparados por alguém que cultivava o amor ao próximo e tinha consciência plena da sua responsabilidade social e que o seu pequeno auxilio saciava a fome de um pequeno ser que no futuro poderia render bons frutos para toda a sociedade.

Escrito por José Brito Júnior.

Leandro Régys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *