Indiavaí completará 37 anos de emancipação no próximo sábado (13); Confira a programação
Publicado em 10 de maio de 2023.
No próximo fim de semana Indiavaí (a 367 km de Cuiabá) estará em festa para comemorar seus 37 anos de emancipação político-administrativa.
Uma programação recheada de atrações será realizada pela Prefeitura.
As comemorações iniciam no sábado (13), às 08h00 na Praça Central para um grandioso desfile cívico. Autoridades civis, militares e políticas estarão presentes.
Um ato coordenado pela Prefeitura deve apresentar aos munícipes, alguns veículos e maquinários adquiridos recentemente.
Ainda na manhã de sábado, a Prefeitura dará início à Copa de Futsal do 1º Ind-Sports, evento que segue até domingo (14), com premiação do 1º ao 4º lugar.
O Projeto “Ind-Sports” é uma iniciativa da Prefeitura de Indiavaí, através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer e conta com apoio da Câmara Municipal, Governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Fundo de Desenvolvimento Desportivo do Estado de Mato Grosso (Funded), Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) e Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PM-MT).
Indiavaí
Sua colonização se deu no ano de 1.961 com a chegada do senhor Antenor Modesto, paulista de Jales que adquiriu uma considerável área de terras na localidade.
Um ano depois, Antenor começou a demarcar os lotes urbanos e rurais.
A primeira denominação da localidade foi Água Suja, numa referência ao córrego que corta a cidade e tem este nome devido à coloração barrenta da água.
Este nome permaneceu até 1966, aproximadamente. Depois a localidade passou a se chamar Patrimônio Nova Esperança, termo que perdurou até meados de 1970.
De lá pra cá, Indiavaí ganhou seu nome atual, que segundo os historiadores é uma homenagem aos índios (certamente índios bororós e cabaçais), antigos moradores da região onde o município está situado.
O nome Indiavaí, segundo os historiadores, significa Índia feia.
O município de Indiavaí foi criado no dia 13 de maio de 1986, pela Lei Estadual n.º 4.998, com território desmembrado do município de Araputanga.
Por Leandro Régis / Da Redação.