frente-fria-chega-ao-es-e-deve-ficar-ate-quinta-feira-9-1

Verão inicia nesta quinta trazendo temporais e calor para Mato Grosso

Em Mato Grosso, o verão começa nesta quinta-feira (21), oficialmente às 13h28 (horário local), trazendo calor – o que já é rotina no Estado – e também muita, mas muita, chuva.

Diretor da Defesa Civil da capital, Paulo Wolkmer, ressalta que este é o período de maior índice pluviométrico do ano. “Nessa nossa região tropical, que abrange não só Cuiabá, mas todo o Estado e o Centro Oeste como um todo, é hora de ter cuidado com alagamentos, enxurradas, enchentes”, alerta.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informa que a maior parte da chuva no Centro-Oeste deve acontecer na primeira metade da estação.

O período é também de altas temperaturas. Em Cuiabá, os termômetros oscilam de 22 a 35 graus, podendo chegar a 40 graus esporadicamente. Nesta quinta-feira (21), a mínima prevista é de 26 graus e a máxima de 35.

Quanto à saúde, nessa época, um dos pontos principais é manter-se hidratado. A dica é tomar 2 litros de água por dia, além de sucos e bebidas saudáveis.

Sol? Somente antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas, quando raios ultravioletas estão menos intensos. De acordo com o Inpe, o IUV, ou seja, índice de raios, na capital, está “máximo”.

Outra orientação de dermatologistas para o ano inteiro, aliás, é o uso de protetor solar, passando uma vez de manhã e outra no meio do dia.

Características da estação

O Inpe explica que a estação de verão é caracterizada, basicamente, por dias mais longos que as noites.

Nesta época, ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde.

Considerando o aumento da temperatura do ar sobre o continente, estas chuvas são acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento, em particular nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Fim

O verão vai terminar no dia 20 de março de 2018, quando inicia o outono.

Deixe seu Comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*