download

TRE/MT registra 280 candidaturas a Deputado Estadual

Lis Ramalho,
repórter do GD

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso já registrou 280 candidaturas, para concorrer a uma das 24 vagas da Assembleia Legislativa, no pleito deste ano. Esses candidatos foram escolhidos em convenção partidária, realizados de 27 a 30 de junho. Dos atuais parlamentares estaduais, somente 16 buscam a reeleição, ou seja, 8 deixarão o Legislativo mato-grossense, o que representa 35% das cadeiras.

Ezequiel Fonseca (PP) e Hermínio Barreto (PR) buscam conquistar uma vaga na Câmara Federal, enquanto Luciane Bezerra (PSB) assumiu a segunda suplente do senador Jayme Campos (DEM). José Riva (PSD) é candidato ao governo do Estado e Teté Bezerra (PMDB), vice do candidato ao Executivo estadual, Lúdio Cabral (PT). Apenas Alexandre César (PT), Luiz Marinho (PTB) e João Malheiros (PR) estão totalmente de fora e não disputarão nenhum cargo.

Dentro os novos nomes que surgem no cenário de candidaturas estão, em sua maioria, empresários de diversos setores do estado. Vereadores, professores, além de ex-políticos, como ex-deputados, ex-vereadores, ex-prefeitos e ex-secretários, também figuram a lista.

O partido que mais lançará candidato ao Parlamento mato-grossense, será o PSD, com 31. Logo em seguida o PTB e PSB, ambos com 23, depois o PROS e PDT com 19, PSC e PSDB com 16, PMDB, PP, PR e PV 15, SD 14, PT 13, PSOL e PTC 12, PRP e PTN 9, PSL e PRTB 7, PC do B e DEM 6 e PEN 4.

No site do Tribunal Superior Eleitoral é possível acompanhar o processamento dos requerimentos no DivulgaCand (link), cuja atualização final será até 20 de julho, disponibilizando também a relação de bens dos candidatos, as certidões apresentadas, limite de gastos para campanha, entre outros dados.

Deixe seu Comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*