WhatsApp Image 2017-11-15 at 09.15.11

Retomada do período chuvoso anima produtores rurais em Jauru

A expectativa pelo início da estação chuvosa é sempre grande: ameniza o calor e renova o ciclo da vida nos rios e mananciais, mas entre os produtores rurais, é sinônimo de produção, trabalho e fartura no campo.

Com o findar do mês de outubro se inicia a expectativa das chuvas, de forma geral e de maior volume, que possibilitam o plantio da safra 2017/2018. “A estação está iniciando bem. Este ano as chuvas começaram na última semana de setembro, e apesar de serem chuvas isoladas”, disse o Secretário Dorivaldo Rufino Bento, que vem realizando um excelente trabalho à frente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Rural do município de Jauru (a 420 km de Cuiabá).Segundo ele, o ideal é as chuvas “gerais”, que abrangem toda a área de extensão do município. A previsão é que as chuvas ganhem estabilidade para propiciar condições ideais para a agricultura. “Estamos torcendo para que sua distribuição seja favorável ao plantio e sua estabilidade atenda à demanda da germinação até meados de janeiro”, disse o secretário, tendo em vista a importância do período chuvoso para garantir o ciclo da germinação das sementes e renovação de pastagens.

WhatsApp Image 2017-11-13 at 08.40.28

As principais culturas produtivas do município são: pastagem, milho, feijão, mandioca, cana, hortaliças e leguminosas em geral para a subsistência humana e produção de silagem para alimentação animal.

Por: Assessoria.

Deixe seu Comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*