Programa União Faz a Vida

Programa União Faz a Vida oferece palestra para mais de 300 professores em Araputanga

A ideia era que os professores pudessem ser incentivados a sonhar para iniciar o ano letivo com novos desafios

O programa ‘A União Faz a Vida’ (PUFV), apoiado pelo Sicredi na região, ofereceu uma palestra durante a semana pedagógica da rede municipal de ensino em Araputanga. O evento contou com a participação de mais de 300 professores, além de alunos e convidados.

O evento foi realizado no auditório da Faculdade Católica Rainha da Paz e a palestra “Sonhar é preciso!”foi realizada por Marcos Schwingel, pós-graduado em Pedagogia da Cooperação. Em sua fala, ele destacou a importância de planejarmos nossos sonhos começando por coisas pequenas. Para que, dessa forma, eles tenham mais chances de se tornarem realidade.

“A gente está vivendo em um país que, cada vez mais, as pessoas estão um pouco desacreditadas. Então quando a gente para de olhar pra gente, deixa de olhar pro grande e olha pro pequeno e ver o que eu posso mudar, tem impactado as famílias, começar a envolver os filhos e as pessoas que eu convivo”, destacou o palestrante.

O programa ‘A União Faz a Vida’ é desenvolvido em Araputanga e em mais 2 municípios da região: Pontes e Lacerda e Comodoro. O PUFV tem em sua essência, a formação de cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. Para isso, é utilizado uma metodologia de ensino-aprendizado desenvolvida nas escolas parceiras. As atividades do Programa são realizadas em parceria com as prefeituras, através das Secretarias de Educação.

Para o assessor de Programa Sociais da Cooperativa, Eber Ostemberg, “a participação do PUFV na semana pedagógica do município é essencial para o sucesso do Programa, primeiro porque anuncia a continuação do União Faz a Vida nas escolas e segundo porque o professor já realiza seu planejamento anual pensando em desenvolver a metodologia proposta, e assim consequentemente desenvolvendo mais e melhores projetos.”

A semana pedagógica é o momento ideal para expor os princípios do Programa, já que é o momento onde se concentra maior número de professores e equipe pedagógica das escolas. “Me surpreendeu a quantidade de participantes. Eu gostei muito dessa aceitação da comunidade pela educação. Para fomentar ainda mais o objetivo da palestra, nós também fizemos uma dinâmica sobre presentes. Sorteamos dezenas de brindes fazendo os participantes sonhar com uma coisa boa. Cada um agora deve molhar essa sementinha plantada pelo Marcos e colher o fruto depois. Muito Importante para a educação”, afirmou a Secretária de educação de Araputanga, Lindinalva Andrade.

“Eu gostei muito dessa energia aqui em Araputanga. O que me chamou a atenção é que eu vi pouquíssimas pessoas mexendo no celular. Elas realmente estavam aqui querendo saber o que eu estava falando”, finalizou Marcos Schwingel.

Por: Renan Gomides / Assessoria de Comunicação.

 

Deixe seu Comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*