Entrega de tintas 2

Mais 23 escolas recebem material para revitalização dos prédios

Foram contempladas unidades em Cáceres, Pontes e Lacerda, Vale do São Domingos, Indiavaí, Araputanga,     São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste, Curvelândia e Salto do Céu.

Dando continuidade ao programa de revitalização dos prédios das escolas estaduais, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) entregou materiais de pintura para mais 23 unidades da rede. Nesta etapa, que ocorreu nos dias 14 e 15 de dezembro, foram contemplados os municípios de Cáceres, Pontes e Lacerda, Vale do São Domingos, Indiavaí, Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D´Oeste, Curvelândia e Salto do Céu.

Em Cáceres, foram beneficiadas as Escolas Estaduais São Luiz, Gabriel Pinto de Arruda, Prof. Demétrio Costa Pereira, Ana Maria das Graças de Souza Noronha, Drº Rodrigues Fontes, Leopoldo Ambrósio Filho, Sen. Mario Motta, Frei Ambrósio e Esperidião Marques. Além das unidades, o Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapro) também recebeu as tintas.

 

Em Pontes e Lacerda, sete escolas receberam o material: EE Maria Spinelli, 06 de Agosto, 14 de Fevereiro, Dormevil de Farias, Vale do Guaporé, São José e Antônio Carlos de Brito.

Foram contempladas ainda a EE Rainha da Paz (Vale do São Domingos), EE Paulino Modesto (Indiavaí), EE João Sato (Araputanga), EE Lourenço Peruchi (São José dos Quatro Marcos), EE 12 de Outubro (Mirassol D´Oeste), EE Boa Esperança (Curvelândia) e EE Vila Progresso (Salto do Céu).

Para a diretora da EE Ana Maria Noronha, Jane Belotte, o benefício chegou no momento certo, principalmente, para preservar o patrimônio das unidades e deixar o ambiente mais adequado para a continuidade dos projetos pedagógicos.

“Somos gratos por esse olhar que estão tendo para as escolas”, afirmou a gestora, lembrando que a unidade escolar, que atende a cerca de 920 estudantes nos Ensinos Fundamenta (I e II) e Médio, está há mais de 20 anos sem reforma, recebendo apenas reparos emergenciais.

Em nome das unidades beneficiadas no município de Pontes e Lacerda, a diretora da EE 14 de Fevereiro, Andréia Guimarães, agradeceu à Seduc e destacou que desde que atua na rede, há 17 anos, não houve ação semelhante.

“Foi muito gratificante receber o material. Os servidores e estudantes de todas as escolas estão muito felizes. Vamos reunir a comunidade escolar para que juntos possamos deixar as unidades mais bonitas e preparadas para o ano letivo de 2018”.

Sentimento de pertencimento

Para o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, o diferencial do programa de revitalização dos prédios das unidades da rede é o sistema de mutirão, já que a Seduc firmou acordo com as escolas de entregar o material e a comunidade escolar realizar os serviços de pintura, reunindo alunos, professores, servidores, pais e moradores, além de contar com apoio de prefeituras.

Ele garantiu que o material é calculado individualmente com base na estrutura de cada escola e que acompanha um manual para auxiliar na execução dos trabalhos.

“Fundamentalmente, quando levamos tintas nós ganhamos eficiência, fica muito mais barato para o Estado. Os recursos que seriam investidos para a pintura de 50 unidades estão sendo aplicados para beneficiar 200, com o apoio da comunidade”.

De acordo com ele, além do baixo custo, o programa constrói, cada vez mais, a ideia de pertencimento, de amor à escola e que o sistema de mutirão é uma forma de conscientizar os alunos que rabiscam as paredes e sujam as salas.

“Toda a comunidade se envolve em um grande processo, por isso, esse programa de revitalização tem feito muito sucesso, mobilizado as pessoas. E quando existe a participação do aluno não registramos vandalismo e pichações nas paredes. Eles vêm o resultado do próprio esforço e trabalho, o que resulta na manutenção e preservação da pintura”, enfatizou.

Mobiliário

O secretário destacou que a ação da Seduc, que faz parte do eixo Estrutura do Programa Pró-Escolas, contempla ainda a entrega de mobiliário para as unidades.

“Estamos não apenas deixando a escola mais bonita, mas também o ambiente adequado com novas carteiras, conjuntos escolares e de refeitório, geladeiras para as escolas que precisam, para que iniciem o ano letivo de 2018 com tudo organizado”, informou Marrafon, destacando que a Secretaria está evoluindo com as entregas em prol da aprendizagem.

Por: Viviane Saggin | Seduc-MT.

Deixe seu Comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*