jbs-em-sao-jose-dos-quatro-marcos-foto-Zequias-NobreTRT-MT

Após demissões em massa, frigorífico é multado em R$ 7 milhões

Justiça condenou a empresa JBS S/A por demissão de 650 funcionários em São José dos Quatro Marcos

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso condenou a empresa JBS S/A a pagar multa de R$ 7 milhões  por demitir coletivamente, sem acordo prévio, 650 trabalhadores de um frigorífico na cidade de São José dos Quatro Marcos (a 343 km de Cuiabá).

A decisão é da juíza Claudirene Andrade Ribeiro, da Vara do Trabalho daquela cidade. Segundo a magistrada, a empresa deveria ter refletido sobre os efeitos da dispensa coletiva.

Por meio de sua assessoria, a JBS S/A – detentora das marcas Friboi e Seara – informou que não comentará o processo judicial. No entanto, afirmou que deve apresentar recurso contra a decisão.

Entenda o caso:

 Em 2015, o frigorífico em São José dos Quatro Marcos fechou as portas alegando falta de gado para abate. Na ocasião, a empresa demitiu todos os 650 funcionários que trabalhavam na unidade. De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), essa quantidade representa mais de 15% da população ativa do município, que tem apenas 18.622 habitantes, segundo a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015.

A demissão em massa foi considerada pelo Ministério Público do Trabalho, um ato de descaso pelos impactos econômicos e sociais na região. A estimativa da prefeitura de São José dos Quatro Marcos é de que um quarto dos empregos no município estavam, de alguma forma, relacionados com o funcionamento da empresa.

 

 

 

Deixe seu Comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*